Dicas para fazer um grelhado perfeito
Agora que o tempo começa a ficar mais agradável para atividades fora de casa, fazer um belo churrasco é inevitável! Mas isto de levar comida à grelha tem o que se lhe diga, por isso aqui vão 10 dos melhores truques e dicas para fazer grelhados perfeitos!
- Assegurar combustível – Especialmente se tiver um grelhador a gás ou carvão, não quer que falte a meio do caminho, não existe nada pior, por isso compre a pensar no que vai cozinhar para não ficar sem combustível a meio.
- Deixe o grelhador ou grelhas impecáveis – É importante ter as grelhas ou frigideiras de grelhar em perfeitas condições, lave bem logo após cozinhar e verá que duram para sempre e nunca afetam a comida, deixar com pequenos pedaços de comida queimada não só é pouco higiénico mas vai degradar o sabor dos grelhados e a vida útil do grelhador.
- Lubrifique as grelhas – Manter as grelhas limpas é a primeira parte, mas tê-las bem lubrificadas com um óleo vegetal é importante, a melhor forma é ter um pouco de papel de cozinha mergulhado no óleo e com ajuda de pinças passar o papel pelas grelhas, deixando-as lubrificadas mas sem excessos, repetir se necessário.
- Cuidado com as marinadas ou molhos – Especialmente se forem tipo molho de churrasco, ou outros molhos com açúcar, estes devem ser postos no fim e não quando a carne for a grelha, porque o açúcar vai caramelizar e queimar mais rápido que a carne demora a cozinhar, este tipo de molhos só devem ser usados perto do fim ou já quando a carne estiver fora da grelha.
- Grelhe com uma garrafa com água com um furo ou uma garrafa com difusor sempre perto – Importante especialmente quando se usa carvão, porque especialmente a cozinhar carne com bastante gordura esta vai começar a pingar gordura nos carvões, essa gordura ao bater nos carvões pega fogo e as chamas vão queimar a carne! Um pouco de água apaga a chama e assim terá controlo sobre as chamas e evitará um problema, claro que com carnes com menos gordura, tipo frango não é necessário.
- Deixe a grelha aquecer antes de colocar a carne – Importante não só a grelhar mas para cozinhar carne e peixe no geral, é desejável uma superfície bem quente para torrar a carne, o que permite intensificar o sabor exterior da carne (a maior parte do sabor vem do exterior)! Uma dica boa é colocar a mão por cima da grelha se não conseguir aguentar por mais de 5 segundos então já está quente o suficiente para grelhar.
- Não perfurar a carne – Tão simples quanto isso, pode tocar na carne e sentir pela sua elasticidade se está no ponto, mas nunca perfurar para ver se está no ponto, ao perfurar os sucos da carne irão sair, quer seja um bife ou peito de frango este vai começar a secar imediatamente, resultando numa carne seca e dura, é preferível cozinhar menos e depois levar outra vez à grelha do que picar a carne.
- Depois de grelhar deixe repousar! – Não corte a carne demasiado cedo, repousar por uns minutos, quanto maior a peça mais tempo deve repousar, isso vai ajudar a redistribuir os sucos dentro da carne e tornar a carne mais tenra, ao cortares se sair demasiado liquido quer dizer que cortaste demasiado cedo.
- Seja responsável pela grelha! – A pessoa que estiver a grelhar deve tomar conta da grelha, só essa pessoa sabe quando a carne foi a grelha e quanto tempo deve ficar, pelo que não deve de passar a responsabilidade a outra pessoa a não ser que seja uma emergência!
- Se utilizar uma tampa deixe ficar! – Se tiver uma tampa para cozinhar um pouco a vapor, o que fica bem em peças maiores de carne ou frango inteiro, deixe a peça de carne tapada até estar perto de estar pronta, não deve tirar a tampa regularmente para ver se está boa, cada vez que se abre a tampa a cozedura é prejudicada.
E agora… mãos à obra!