10 dicas para grelhar um Costeletão de Boi
Não é necessário ir a um restaurante para saborear boa carne grelhada. Em casa também é possível preparar um bom costeletão de boi. Para ajudar, reunimos algumas dicas fundamentais para torná-lo perfeito e delicioso.
DICAS PARA UM COSTELETÃO DE BOI PERFEITO
- Carne de boa qualidade. Assegure-se que compra bom produto.
- Boa percentagem de gordura. Um costeletão para grelhar deve ter uma espessura aceitável e uma boa quantidade de gordura, para que, depois de confecionado, fique tostadinho por fora e macio/rosado por dentro. Recomenda-se 3 cm de espessura, no mínimo.
- Temperatura ambiente. Retire a carne do frigorífico, pelo menos 30 minutos antes para aumentar a sua temperatura. O ideal é que a temperatura da peça se aproxime da temperatura ambiente, antes de iniciar a sua confeção.
- Sem adição extra de gordura. Use um pouco da gordura da própria peça de carne para untar o grelhador no local onde a vai colocar.
- Grelha muito quente. Deixe a temperatura do grelhador subir bastante antes de colocar a carne para conseguir selar rapidamente. Desta forma, os fluidos permanecerão no interior da carne, garantindo que esta fica macia e húmida no interior.
- Voltar apenas 1 vez. Não caia na tentação de virar sistematicamente a carne. Uma vez de cada lado é suficiente.
- Sal no fim. O sal deve ser aplicado em duas etapas. Depois de virar a peça, aplica-se bastante sal grosso sobre a parte grelhada. Repete-se o processo no outro lado quando este também ficar tostado. No final, remove-se o excesso de sal da superfície da carne, que entretanto absorveu apenas o sal necessário.
- O ponto da carne. Aqui, depende das preferências de cada um, contudo, tratando-se de uma carne de qualidade superior, é sempre preferível não grelhar por demasiado tempo. É melhor, se pretender mais bem passada, optar por voltar a colocar no grelhador mais tarde, mas com menos temperatura, para que a parte externa não fique carbonizada.
- Deixar descansar. Retire a carne da grelha e deixe-a descansar alguns minutos antes de servir. Desta forma, a carne ficará mais suculenta e uniforme no seu interior. Separe a carne do osso e, em seguida, filete em pedaços de 2/3 cm de largura.
- Acompanha bem com pimentos e vegetais grelhados, feijão preto, batata a murro ou uma boa salada. Neste ponto prevalecem as preferências de cada um.
Para finalizar, sirva preferencialmente com um bom vinho, maduro e encorpado e deguste com tempo e em boa companhia.